Make your own free website on Tripod.com
Sporting Clube de Tomar

 

Historial do Sporting Clube de Tomar

O clube foi fundado em 26 de Fevereiro de 1915, sendo a sua vida desportiva caracterizada por dois períodos distintos:

Desde a sua fundação e até 1950 a actividade principal era o futebol, embora já nessa altura, muitos dos desportistas do nosso clube se tenham destinguido em várias outras modalidades como o ciclismo, tiro, arco, etc...

A partir de 1950 e até aos nossos dias a modalidade com mais destaque é o hóquei em patins, muito embora se continue a manter a tradição de apadrinhar outras modalidades desportivas.

O Sporting Clube de Tomar é um dos clubes mais representativos da região centro, pelo seu historial, sendo a primeira filial do Sporting Clube de Portugal tendo sido condecorado com a Medalha de Mérito e Dedicação Leonina, e Medalha de Bons Serviços Desportivos (Ministério da Educação - DR. 55/86 de 15 de Março) e Estatuto de Colectividade de Utilidade Pública (DR. 264 - II Série 14/11/84).

Actualmente o Clube possui mais de 3.000 sócios, sendo as modalidades mais representativas: Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Badminton, Tiro com Arco e Pesca Desportiva.

Na modalidade de Hóquei em Patins destaca-se a formação e competição. Sendo que em formação encontram-se mais de 150 praticantes distribuídos pelos vários escalões, encontrando-se a participar no Torneio de Abertura, Campeonato Distrital e Nacional.. O Hóquei em Patins Feminino encontra-se a disputar a Taça de Portugal e o Campeonato Regional da Associação de Patinagem de Coimbra.

O Hóquei em Patins Masculino é a modalidade que mais êxitos tem granjeado para o Clube, sócios e Cidade de Tomar. Tendo-se Consagrado Campeão Nacional da II Divisão na época de 80/81, 93/94 e 99/00, participou ainda na Taça CERS a nível Europeu.

Nesta época de 2001/2002, a equipa Sénior participa na Taça de Portugal e no Campeonato Nacional da I Divisão, devido à competitividade deste campeonato foi necessário reforçar a equipa de forma a garantir a permanência, objectivo principal para a época em curso.